Quando se pensa nas praias de Portugal, logo vem à cabeça o Algarve, o destino praiano mais famoso e turístico do país e que abriga praias que estão entre as mais bonitas do mundo. Resistindo a resorts e grandes empreitadas de turismo está a Costa Vicentina e Alentejana, com suas praias mais selvagens e paisagens exuberantes.

A costa é coberta por praias magníficas e o visual na estrada já é maravilhoso. É possível ir apreciando as dunas e penhascos pelo caminho, por isso, optamos por fazer uma roadtrip. Apesar de este ser um destino de verão por suas praias, se você quiser ter uma viagem mais tranquila é melhor evitar essa época de alto verão/ férias, em julho e agosto. Isso porque em parte das praias ali não há qualquer estrutura como banheiros e restaurantes, além da dificuldade para estacionar, por conta do tamanho dos estacionamentos ou área restrita para moradores. Mas não se preocupe, as praias e vistas compensam… 🙂

Além das praias, as vilas são um charme, há diversos faróis e fortes que fazem parte da história e conservam aquela alma de aldeia antiga. A costa nos convida a passeios ao ar livre, muitas pessoas fazem parte dela de bicicleta, moto ou trilhas que existem ao longo do percurso. Aqui citamos alguns dos lugares pelos quais passamos para ajudar a quem esteja planejando uma viagem pela Costa Vicentina e Alentejana.

Praia da Samoqueira

Foi nossa primeira parada, não sei se por isso foi uma das mais marcantes. Você estaciona o carro em cima do penhasco, onde a vista já é linda, mas quando chegamos a escadaria de acesso a praia que realmente a vemos: pequenininha e exuberante. É de fato de uma beleza impressionante: águas claras, pedras coloridas com vegetação e cercada por um penhasco por onde, dependendo da maré, é possível passar (como num túnel) chegando a um outro pedaço da praia. Nós entramos pelo lado “pequeno” da praia, mas também há uma parte com mais areal do outro lado e isso também depende da maré. É sem dúvida um dos pontos de parada imperdíveis. Atenção ao colocar no GPS o destino pois na costa também existe a praia da Samouqueira (com o U), que fica próxima a Aljezur.

Praia do Banho

Bem perto da praia anterior, e do centrinho de Porto Côvo, está a Praia do banho. É bem pequenininha, de areia fina e clara e cercada por um penhasco. Por isso, o mar costuma ser calmo e ideal para banho, daí vem seu nome. Foi o que fizemos, paramos para tomar um sol e dar um mergulho, não que a água fosse tão convidativa, afinal fomos no fim de junho e a água estava bem fria, mas o sol ajuda ☺.

Aproveite que está do lado de centro de Porto Côvo e dê um passeio por ali. A vila só tem casinhas brancas e azuis, além de lojinhas de souvenirs, restaurantes e sorveterias que ficam na rua principal. O município, apesar de pequeno ( pouco mais de 1.000 habitantes), é um dos maiores da região. Porém, durante a alta temporada abriga muitos turistas e já chegou a ter 10.000 pessoas, por isso a aproveite vila se precisar comprar algo.

Praia do Banho

Cabo Sardão

Essa foi uma das surpresas do caminho. Não era praia, por isso não estávamos esperando grande coisa… grande engano. A paisagem é deslumbrante!!! As pedras recortadas e parecem até riscadas, a vegetação, o mar tão azul e o forte torna-o uma parada que realmente vale a pena. Além disso, rende fotos lindas e momentos de contemplação daquela beleza natural incrível.

Praia de Odeceixe

Nessa praia não demos muita sorte pois o especial dali é com a maré cheia, quando o rio e o mar se unem, deixando a vista maravilhosa. Não foi o caso do dia e hora em que visitamos… De qualquer forma é uma praia bonita e parece boa para passar o dia. Tem bastante espaço na areia, comércio e bares perto, facilitando a vida. Preste atenção na sinalização, pois perto da entrada da praia apenas residentes podem circular. É preciso parar o carro antes desse ponto e ir a pé.

Praia de Montes Clérigos

Cereja do bolo do final de um de nossos dias na costa! Pegamos o pôr do sol ali e foi absolutamente lindo. Essa é uma boa praia para passar o dia inteiro, há banheiros públicos na entrada da praia, um bar/restaurante também na entrada, além de outros barzinhos por perto. A paisagem também ajuda, em meio a penhascos com casinhas brancas e rochas no mar, a praia é razoavelmente grande (o que ajuda no distanciamento entre as pessoas) e de areia clara e fina. Ficamos um bom tempo contemplando a paisagem e esperando o pôr do sol. Super indicamos!

Praia da Azenha do Mar

Essa é uma praia de formações rochosas e cascalho (não areia) que funciona como um porto para os pescadores da vila. A paisagem é muito bonita mas não é para ir a praia de fato, só visitar, pois tem uma beleza diferente das outras praias da Costa Vicentina e Alentejana, por isso vale a passagem. 

Há um restaurante muito famoso na região que fica junto a um miradouro, por isso pode ser um ponto de parada para almoço e já aproveitar a vista. Como passamos pela manhã nessa praia, o restaurante, chamado A Azenha do Mar, ainda não estava aberto, mas é uma marisqueria simples e com ótimas avaliações. Programe-se, pois durante a temporada pode ter longas filas para sentar. 

Duas lendas são contadas pelos pescadores dali, a primeira é que a 300 anos uma sereia foi pescada e acolhida pelos pescadores da vila, a outra, sobre um tesouro de piratas encontrado em uma das grutas próximas e que supostamente foi enterrado nas dunas de Azenha do Mar, porém ninguém nunca encontrou.

Praia da Arrifana

Formalmente, a praia da Arrifana já faz parte da região de Algarve, porém também está localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, por isso para nós ainda faz parte dessa costa…

Apesar de ser uma praia estreita, ela é bem longa e por isso possui uma parte grande de areal. Ela é protegida por falésias e cartão postal da região. No topo de um dos lados estão as ruínas do antigo forte. Também é possível ver na paisagem uma rocha dentro da água que é chamada “Pico da Agulha”. Além de possuir toda infraestrutura necessária durante a época balnear, essa praia é considerada uma das melhores para a prática de surf (por incrível que pareça já que no dia que fomos o mar estava totalmente flat), atraindo esportistas de todo o mundo.

E nossa rota foi assim :), esperamos ter inspirado vocês essa conhecer uma parte tão linda de Portugal! Você pode conhecer mais praias da costa no site http://www.costa-alentejana.pt/.